Fundação da Escola


Escola Estadual Professor Antonio Nunes Lopes da Silva
Inaugurada: 01/02/84

Endereço:Avenida Almirante Bellomaria, 171
Bairro:Jardim Samambaia
Município: Praia Grande
Telefones:34776504/34773547

E-mail:e901386a@see.sp.gov.br
            eeantonionunes@gmail.com

Blog: www.eeantonionunes.blogspot.com.br


Histórico de criação:

A construção da Unidade Escolar surgiu da necessidade de atendimento da comunidade escolar que aumentava consideravelmente no bairro do Samambaia. A necessidade era tanta que a escola começou a funcionar numa associação AMORSAM com apenas duas salas adaptadas, enquanto havia uma luta para a contrução da atual EE Professor Antonio Nunes Lopes da Silva.
Com o passar dos meses a situação ficou emergencial e o Estado então começou a construção da então escola Samambaia I que logo foi inaugurada.





Histórico do patrono:

Nascido em 15 de setembro de 1940, em São Vicente, sendo filho de Antonio Lopes da Silva e Georgina Nunes Lopes, creditou a maior parte de sua vida aos estudos, como bem demonstra seu “curriculo vitae”.
“Títulos, diplomas e certificados”
1959 - Curso de Formação de Professores Primários, pelo Instituto de Educação “Martim Afonso”.
1960 - Curso de Aperfeiçoamento de Professores Primários, pelo Instituto de Educação “Martim Afonso”.

1969 - Curso de Administradores Escolares, pelo Instituto de Educação Estadual “Martim Afonso”
1971 - Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, `Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, com habilitação em Docência: Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação.
Orientação Educacional -, 1º e 2º Graus.
Administração Escolar - 1º Grau.
1974 - Licenciado em Estudos Sociais, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, com habilitação em Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira.
1978 - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Católica de Direito de Santos.
1979 - Habilitado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo.
1984 - Ingresso no Curso de História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã.

Certificados:
1960 - Curso de genética.
1967 - Curso de introdução à História de Santos.
1972 - Curso de Processamento Eletrônico de Dados.
1976 - Curso de Treinamento em Dinâmica de grupo.
Curso de Treinamento de Pessoal Docente, sobre a estrutura Curricular da Escola de 1º Grau.
1979 - Curso de Direito Penal e de Direito Processual Penal, pela Faculdade de Direito de Santos.
Atividades fora do serviço Público.
De 1960 a 1964 - Professor primário no Externato “Romai Silva” em São Vicente.
De 1961 a 1980 - Escriturário Classe “E” na Companhia Docas de Santos
De 1980 a 1984 - Fiel tesoureiro da CODESP.
1984 - Aprovado em concurso interno para Advogado do Departamento Jurídico da CODESP.
Cargo Público:
De 1971 a 1977 - Orientador do Centro Cívico Escolar do Ginásio Estadul do Bairro do Jardim Casqueiro e na EEPSG “Humberto de Alencar Castelo Branco”.
De 1971 a 1983 - Professor secundário - ACT no Ginásio Estadual do Bairro do “Jardim Casqueiro” depois na EEPSG - “Humberto de Alencar Castelo Branco” onde lecionou:Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira, Estudos Sociais, História, Geografia e Arte Musical.
1984 - Professor secundário na EEPSG “Zulmira Campos” onde lecionou Geografia.
Uma existência profícua, um trabalho incógnito que se prolongou durante anos, constituindo uma obra admirável, merecedora de respeito e reverência.


Histórico de relação e de inserção da escola na comunidade (análise situacional):

A escola foi inserida na comunidade num momento de precisão, devido principalmente ao aumento da demanda em virtude do êxodo de famílias da Capital de outros Estados para o município. Em virtude da escola estar na terceira zona, a maior parte das famílias encontrou abrigo em terrenos disponíveis para compra e casas a serem alugadas. Houve muita construção e o aumento de filhos em idade escolar também impulsionou a frequência a escola.
Apesar do tamanho e da demanda que a escola atende, ainda temos muitos problemas com o conceito da comunidade dado a nossa Unidade Escolar, pois os pais reclamam muito dos alunos que aqui estudam, comparam com escolas vizinhas, não percebem que na verdade boa parte da educação como conceito moral e de comportamento é apreendido em casa e que a escola auxilia nesta afirmação, oportunizando ao aluno o contato com a educação formal e com uma aprendizagem mais significativa, onde as relações pessoais são a base desta construção.
Os conflitos existentes são parte da diversidade cultural, mas percebemos que a comunidade cobra uma atitude da escola, mas é ausente em determinados momentos na relação de poder: pai e filho.
Enquanto as culpas são empurradas para a escola, alguns adolescentes perdem os limites e acabam por não ter uma formação integral, causando prejuízos para si e trazendo transtornos para a escola.Mesmo com todas estas dificuldades a escola através de projetos busca mostrar de forma mais contextualizada que todos podem ter a formação que desejarem, alçar voos, ter um patamar melhor e proporcionar aos pais e as suas futuras relações uma vida melhor.
Buscamos a cada novo dia o reconhecimento da comunidade, o entendimento de que a escola é para eles e que todas as dificuldades são em virtude da pouca participação daqueles que mais necessitam e que os problemas existem, mas o trabalho é árduo e sério e uma comunidade atuante e satisfeita depende da maior participação de todos.Educação não se constrói sozinha é a união de esforços entre todos da comunidade escolar







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